Regras de Etiqueta: Horários / Traje

by marianakuenerz

Cerimônias até as 16hs

Noiva – vestido longo ou curto. Evite brilhos, mas se for usar que seja bem discreto. Bordados de linha, aplicação de pérolas ou pedras sem brilho dão um toque refinado ao vestido. Podem ser usadas rendas delicadas e tecidos leves, como musseline e tule. Flores em tecido podem ser aplicadas no vestido. Véu curto, pequeno casquete com véu, flores naturais na cabeça ou véu comprido mas desde que seja leve e que não arraste no chão. A noiva pode optar também em casar sem véu. Use jóias delicadas. O bouquet pode ser de flores do campo e arrumado de forma bem natural, como se estivessem sido colhidas num jardim.

cannes_DUD8265 _DUD8257

Família e Madrinhas – vestido curto ou tailleur em tons claros e suaves. Se for usar estampa, prefira as florais de padronagem pequena. O comprimento pode variar do curto ao longuette.

Pode-se usar sapatos e sandálias não muito altos e nem de salto muito fino em tons claros. Cabelos soltos ou presos.

Se a cerimônia for no campo, pode-se usar saias rodadas e chapéu de palha colorido ou natural com aba larga.

biarritz_DUD8619 biarritz_DUD8629

Cerimônias entre 16hs e 20hs

Noiva – o Comprimento do vestido pode ser longo ou curto. Pode-se usar rendas e um pouco de brilho mas desde que seja discreto. O véu ou a mantilha podem ser curtos ou longos dependendo do local da cerimônia. Uma igreja grande pede um véu mais comprido, uma capela pede um véu menor. O vestido pode ser com modelagem ampla ou mais seca. O importante é que esteja de acordo com o local do casamento. A cor do vestido pode ser branco ou off white.

_DUD7770

provence_DUD7635

Família e Madrinhas – Tailleur , vestido abaixo do joelho ou longo caso o casamento continue a noite. Toques de brilho são permitidos mas desde que sejam discretos se o casamento ainda for a luz do dia. Neste caso, as jóias não devem ser exageradas. Os sapatos podem ser abertos ou fechados. Maquiagem e penteados sem exageros. Se for usar chapéu, use com aba estreita. Se o evento for próximo ao entardecer, é melhor evitar chapéu. Prefira fascinators.

corsega_DUD8589

Cerimônias a partir de 20hs

Noiva – Vestido longo. Podem ser usadas rendas mais pesadas ou delicadas. Os bordados podem ser mais elaborados e com brilho. Os tecidos podem ser leves ou mais pesados, como a zibeline e o tafetá. A modelagem pode ser ajustada no corpo ou mais volumosa. Igrejas grandes pedem véus ou mantilhas longas. Grinaldas, grampos e tiaras com brilho podem ser usados a noite, mas cuidado para não exagerar. Pedras ou pérolas dão um toque especial em cabelos presos ou soltos.

creta_DUD7392

creta_DUD7446

creta_DUD7450

Família e Madrinhas – Vestidos longos ou curtos que podem ter toques de brilho, fendas e decotes mais ousados. Mas atenção: se a cerimônia for na igreja não abuse no decote, existem igrejas que não permitem. Se quiser pode usar decote mas tem que ter algo por cima para cobrir. Os penteados podem ser mais elaborados e a maquiagem mais forte.

positano_DUD8513

Advertisements